Pular para o conteúdo principal

Os benefícios da Radiofrequência

A radiofrequência é um equipamento que tem como objetivo trabalhar a flacidez tissular (de pele). Considerando que a flacidez é uma das disfunções estéticas mais difíceis de ser tratada, a radiofrequência aparece como uma solução atual. Foi em novembro de 2002 que houve a primeira indicação estética aprovada peloFood and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, para uso da radiofrequência no combate a rugas perioculares e em dezembro de 2005 para aplicação no restante do corpo.




COMO FUNCIONA? 

A radiofrequência utiliza uma radiação de espectro eletromagnético que gera calor entre 30 Khz a 300 Mhz. Esse tipo de calor alcança os tecidos mais profundos, mantendo a superfície da pele, a epiderme, resfriada e protegida. Portanto a cliente sente o calor, mas algo que é suportável. O aquecimento da radiofrequência começa a partir da camada basal. Na derme papilar e reticular, camadas mais profundas, a radiofrequência ocasiona a contração das fibras colágenas existentes e estimula a formação de novas fibras, tornando-as mais eficientes na sustentação da pele.
O equipamento ocasiona um efeito imediato e um tardio. Num primeiro momento, a radiofrequência vai causar a contração das fibras de colágeno e elastina, gerando um efeito “lifting”. Dentro de 14 a 21 dias após a aplicação, vai acontecer a neocolagênase, que é uma estimulação do fibroblasto para maior produção de colágeno e assim formar novas fibras, melhorando o aspecto da pele. Como resultado, há uma pele mais hidratada, e mais firme.Só se obtém a neocolagênase na faixa de 38ºC a 40ºC do uso do equipamento na epiderme. Esta temperatura é medida pela pessoa que aplica o equipamento através de um termômetro infra-vermelho na superfície da pele. Na derme, a temperatura estará pelo menos 2 graus a mais. Por isso, não podemos ultrapassar 41ºC na temperatura superficial. É importantíssimo que o equipamento seja manipulado por uma pessoa capaz de usa-lo, com a potência correta para a área trabalhada - para não queimar a epiderme e não desnaturar as proteínas na derme, o que geraria mais flacidez no tecido - pois ocasiona a destruição das fibras de sustentação.

COMO É FEITA A PRODUÇÃO DE CALOR ATRAVÉS DA RADIO FREQUÊNCIA?

Existem 3 formas de gerar calor por este aparelho.

• Através da agitação de moléculas com carga (polares). As moléculas vão acelerar e a energia cinética é convertida em calor.
• Através das moléculas dipolares, como a H20. É a que produz mais calor, pois onde tem mais água, a agitação é maior e a energia cinética também.
• Moléculas não polares (como as células adiposas), respondem produzindo pequena quantidade de calor.


TIPOS DE MANOPLAS

Existem tipos diferentes de manoplas para áreas distintas do corpo.

Monopolar: A manopla monopolar tem apenas um cabeçote e e uma placa. Elas possuem maior profundidade de ação. Devem ser usadas para tratamentos mais profundos, como as alterações corporais.
Bipolar: É uma manopla que possui dois polos nela mesma. Neste caso, o circuito fecha de um lado para o outro. Mais utilizada em alterações mais superficiais.
Tripolar: Possui 3 polos ativos nela mesma, sendo que a energia transmitida não apresenta distribuição homogênea - pois um dos polos concentra maior energia.
Hexapolar: Possui 6 polos ativos e apresenta homogeneidade na passagem de energia, pois o número de eletrodos ativos é par.

INDICAÇÕES  

• Flacidez cutânea
• Fibroses e aderências
• Acne em fase cicatricial

CONTRA-INDICAÇÕES

• Gestantes
• Neoplasias
• Portadores de marca-passo
• Peles com transtornos circulatórios, como varizes e tromboses
• Condições hemorrágicas
• Diabéticos
• Infecções sistêmicas ou locais
• Alterações de sensibilidade
• Uso recente de peeling químicos, biológicos ou resurfacing a lase
• Não pode ser utilizado sobre o globo ocular, glândula tireóide, regiões que possuam próteses metálicas e órgãos genitais.

O intervalo entre as aplicações devem ser avaliados por um profissional habilitado e respeitado para obtenção dos resultados esperados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A oleosidade como um fator prejudicial nos tratamentos estéticos

Oleosidade excessiva é um dos problemas mais tratados em clinicas de estética, principalmente no verão . Mas, como saber se a pele possui oleosidade em excesso? Se a pele apresenta-se brilhante, sempre gordurosa, acompanhada muitas vezes de poros dilatados, cravos e espinhas. Com certeza estamos falando de uma pele com problemas de oleosidade. Em casos extremos, pode haver áreas de vermelhidão e descamação, ou seja, dermatite seborreica com aspecto ressecado. A pele oleosa é causada pelo excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas e normalmente atinge até 90% das mulheres jovens. A pele elimina quantidades mínimas, porém constantes, de gordura que formam junto com o suor, uma película que cobre e protege a camada córnea, contribuindo para sua coesão, lubrificação e proteção. Quando as glândulas sebáceas produzem mais sebo que o necessário, a pele torna-se gordurosa, com poros dilatados principalmente nas regiões central da face, nariz, bochechas e queixo. A causa da oleosidade

Sequelas de Acne, como tratar?

A acne é uma doença que atinge principalmente adolescentes, mas que também afeta adultos, principalmente mulheres entre 20 e 40 anos. Algumas pessoas desenvolvem formas mais graves de acne, que podem deixar sequelas cicatriciais, como manchas e alterações da superfície da pele, principalmente cicatrizes deprimidas. Vários tratamentos podem ser utilizados para a correção das cicatrizes de acne e a indicação de cada um deles depende de cada caso. Em uma mesma pessoa, pode ser necessária a utilização de mais de um método, para se obter um melhor resultado. Nestes casos, o tratamento pode ser demorado, pois um procedimento pode não ser compatível com o outro. Paciência e controle da ansiedade em resolver tudo de uma vez é recomendada. A melhora da pele pode demorar, mas os resultados vão persistir para sempre. TIPOS DE SEQUELAS Cicatrizes ou sequelas costumam se desenvolver em áreas acometidas por lesões císticas, na maioria das vezes ocorre em casos de acne severa, com nódulos e ci

Tudo sobre Microagulhamento

Dermaroller ou Microagulhamento = Indução percutânea de colágeno. A técnica se chama terapia de indução de colágeno por microagulhamento e ficou conhecida popularmente como dermaroller (marca mais famosa que fabrica o aparelho utilizado), existindo no Brasil, outras marcas que também já possuem o registro da ANVISA.A técnica é eficaz no tratamento da cicatriz de acne, estrias e rejuvenescimento. As alternativas para tais problemas estéticos são muitas hoje em dia, porém com o microagulhamento o resultado aparece efetivamente em poucas sessões. Como funciona ?  A técnica de microagulhamento compreende promoção de milhares de micropunções com agulhas de mínimo calibre (0,5 a 2mm) sobre a pele sã. Através destas micropunções, observa-se o desencadear de dois principais efeitos sobre o organismo: 1 – Criação de pequenos canais através da camada córnea da pele, aumentando em mais de 10.000 vezes a absorção dos produtos aplicados sobre ela. 2 – Produção endógena de colágeno e