Pular para o conteúdo principal

Os benefícios da Radiofrequência

A radiofrequência é um equipamento que tem como objetivo trabalhar a flacidez tissular (de pele). Considerando que a flacidez é uma das disfunções estéticas mais difíceis de ser tratada, a radiofrequência aparece como uma solução atual. Foi em novembro de 2002 que houve a primeira indicação estética aprovada peloFood and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, para uso da radiofrequência no combate a rugas perioculares e em dezembro de 2005 para aplicação no restante do corpo.




COMO FUNCIONA? 

A radiofrequência utiliza uma radiação de espectro eletromagnético que gera calor entre 30 Khz a 300 Mhz. Esse tipo de calor alcança os tecidos mais profundos, mantendo a superfície da pele, a epiderme, resfriada e protegida. Portanto a cliente sente o calor, mas algo que é suportável. O aquecimento da radiofrequência começa a partir da camada basal. Na derme papilar e reticular, camadas mais profundas, a radiofrequência ocasiona a contração das fibras colágenas existentes e estimula a formação de novas fibras, tornando-as mais eficientes na sustentação da pele.
O equipamento ocasiona um efeito imediato e um tardio. Num primeiro momento, a radiofrequência vai causar a contração das fibras de colágeno e elastina, gerando um efeito “lifting”. Dentro de 14 a 21 dias após a aplicação, vai acontecer a neocolagênase, que é uma estimulação do fibroblasto para maior produção de colágeno e assim formar novas fibras, melhorando o aspecto da pele. Como resultado, há uma pele mais hidratada, e mais firme.Só se obtém a neocolagênase na faixa de 38ºC a 40ºC do uso do equipamento na epiderme. Esta temperatura é medida pela pessoa que aplica o equipamento através de um termômetro infra-vermelho na superfície da pele. Na derme, a temperatura estará pelo menos 2 graus a mais. Por isso, não podemos ultrapassar 41ºC na temperatura superficial. É importantíssimo que o equipamento seja manipulado por uma pessoa capaz de usa-lo, com a potência correta para a área trabalhada - para não queimar a epiderme e não desnaturar as proteínas na derme, o que geraria mais flacidez no tecido - pois ocasiona a destruição das fibras de sustentação.

COMO É FEITA A PRODUÇÃO DE CALOR ATRAVÉS DA RADIO FREQUÊNCIA?

Existem 3 formas de gerar calor por este aparelho.

• Através da agitação de moléculas com carga (polares). As moléculas vão acelerar e a energia cinética é convertida em calor.
• Através das moléculas dipolares, como a H20. É a que produz mais calor, pois onde tem mais água, a agitação é maior e a energia cinética também.
• Moléculas não polares (como as células adiposas), respondem produzindo pequena quantidade de calor.


TIPOS DE MANOPLAS

Existem tipos diferentes de manoplas para áreas distintas do corpo.

Monopolar: A manopla monopolar tem apenas um cabeçote e e uma placa. Elas possuem maior profundidade de ação. Devem ser usadas para tratamentos mais profundos, como as alterações corporais.
Bipolar: É uma manopla que possui dois polos nela mesma. Neste caso, o circuito fecha de um lado para o outro. Mais utilizada em alterações mais superficiais.
Tripolar: Possui 3 polos ativos nela mesma, sendo que a energia transmitida não apresenta distribuição homogênea - pois um dos polos concentra maior energia.
Hexapolar: Possui 6 polos ativos e apresenta homogeneidade na passagem de energia, pois o número de eletrodos ativos é par.

INDICAÇÕES  

• Flacidez cutânea
• Fibroses e aderências
• Acne em fase cicatricial

CONTRA-INDICAÇÕES

• Gestantes
• Neoplasias
• Portadores de marca-passo
• Peles com transtornos circulatórios, como varizes e tromboses
• Condições hemorrágicas
• Diabéticos
• Infecções sistêmicas ou locais
• Alterações de sensibilidade
• Uso recente de peeling químicos, biológicos ou resurfacing a lase
• Não pode ser utilizado sobre o globo ocular, glândula tireóide, regiões que possuam próteses metálicas e órgãos genitais.

O intervalo entre as aplicações devem ser avaliados por um profissional habilitado e respeitado para obtenção dos resultados esperados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tudo sobre Microagulhamento

Dermaroller ou Microagulhamento = Indução percutânea de colágeno. A técnica se chama terapia de indução de colágeno por microagulhamento e ficou conhecida popularmente como dermaroller (marca mais famosa que fabrica o aparelho utilizado), existindo no Brasil, outras marcas que também já possuem o registro da ANVISA.A técnica é eficaz no tratamento da cicatriz de acne, estrias e rejuvenescimento. As alternativas para tais problemas estéticos são muitas hoje em dia, porém com o microagulhamento o resultado aparece efetivamente em poucas sessões. Como funciona ?  A técnica de microagulhamento compreende promoção de milhares de micropunções com agulhas de mínimo calibre (0,5 a 2mm) sobre a pele sã. Através destas micropunções, observa-se o desencadear de dois principais efeitos sobre o organismo: 1 – Criação de pequenos canais através da camada córnea da pele, aumentando em mais de 10.000 vezes a absorção dos produtos aplicados sobre ela. 2 – Produção endógena de coláge...

Laser ou Fotodepilação ? Entenda a diferença !

Aqueles que não gostam de perder tempo com a  depilação  usando lâmina durante o banho ou então têm arrepios só de pensar na dor de depilação com cera podem encontrar no laser uma solução. No entanto, a pele mais sensível nem sempre reage bem ao método, podendo ficar muito irritada, e sem esquecermos da dor local durante a aplicação. Nesses casos, uma alternativa para acabar com os pelos é a depilação a partir de  luz pulsada , conhecida como fotodepilação. Com esse procedimento é possível variar a intensidade e o espectro da luz, tornando o procedimento menos doloroso. Entenda as diferenças entre os dois tratamentos e descubra qual é o mais adequado para você:  Qual método é mais agressivo? Fotodepilação:  por ser possível graduar a intensidade do espectro de luz, a fotodepilação é o procedimento menos agressivo para qualquer tipo de pele. Ela pode inclusive ser usada para o tratamento de manchas ou rejuvenescimento facial, pois a luz estimula a ...